Ilhéus registrou a formalização de 2.028 empresas no ano passado

Ilhéus retira quantidade significativa de empreendedores da informalidade
Arquivo/Clodoaldo Ribeiro

Segundo registro da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), no ano de 2013, foram formalizadas em Ilhéus, 2028 novas empresas, considerando áreas de serviço, comercial, micro e pequenas empresas bem como a regularização de atividades do empreendedor individual. Com esse número, Ilhéus está entre as 12 regiões administrativas do Estado que mais se destacaram na constituição de empresas, considerando matriz e filiais. A primeira é a região metropolitana de Salvador, que totalizou 29929 formalizações.

Segundo análise do vice-prefeito e Secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), isso representa, a longo prazo, uma movimentação na dinâmica econômica e uma maior oferta de emprego. “Esse número mostra o total de empresas registradas, formalizadas; não implica necessariamente que todas essas unidades já estão na ativa, em pleno desenvolvimento, mas indica sim a potencialidade do município para atração de investimentos”, explica o vice-prefeito.

Recentemente, foi inaugurada em uma área de três mil metros quadrados, a nova unidade de uma loja de material de construção na zona norte, a maior da região sul, gerando 70 empregos diretos. “Além disso, os novos empreendimentos representam maior arrecadação de tributos como ISS e IPTU, o que será retornado para a população na forma de serviços públicos”, pondera o secretário. “A região também vai concentrar outros investimentos como uma nova loja da rede de supermercados Meira e a reforma da Central de Abastecimento do Malhado e de toda a área do entorno”, pontuou Carlos Machado.

O vice-prefeito destaca ainda, o trabalho do Balcão do Empreendedor para dar suporte burocrático e operacional aos micro e pequenos empresários, que não têm tantos recursos para competir com as grandes companhias. “O nosso trabalho é de dar orientação; realizamos em 2013 cerca de cinco mil atendimentos, incluindo instruções sobre documentação, direcionamento de mercado e também um trabalho de consultoria”, explica. “A nossa missão é fortalecer o empreendedorismo no município, aumentando a competitividade e a qualidade dos nossos serviços e produtos”, atesta.